Quem Somos

Como nasceu a Alquimia

A Alquimia Arte Culinária foi idealizada em 2011 e nasceu de um projeto inicialmente pensado como um curso superior tecnólogo de gastronomia da Faculdade Martha Falcão, proposto por um dos sócios e então Diretor Geral da Faculdade, o Adm. Fernando Matos de Souza Neto, que percebendo a demanda de mercado para os cursos de curta duração principalmente para esta área pela qual também é um entusiasta, optou por desenvolver este projeto indo além dos muros da faculdade para proporcionar cursos de qualidade com foco na prática, porém sem o compromisso de aulas diárias como ocorreriam em um curso superior. Então usando de todo o conhecimento adquirido em mais de quinze anos atuando nas áreas de gestão e educação unido ao conhecimento em culinária resolveu montar de forma independente o projeto da escola de gastronomia em parceria com o Chef Rogério Caliri.


Missão, Visão e Valores

Missão

Promover e preservar cultura do preparo dos alimentos, com respeito as suas origens, sabores e histórias, através dos ensinamentos gastronômicos de uma culinária sensorial e sustentável.

Visão

Ser referência no ensino, pesquisa e inovação no preparo de alimentos na região norte, bem como, difundir internacionalmente os produtos amazônicos, com respeito as suas origens do produtor ao consumidor.

Valores

Sustentada em valores éticos, a Alquimia Arte Culinária preza pelo compromisso com seus alunos, professores e colaboradores atendendo sua proposta de ensinar técnicas gastronômicas promovendo um ambiente de integração através de um trabalho sério e de qualidade com respeito ao alimento desde sua origem, visando a sustentabilidade e a preservação ambiental.​

a6f7b3dc27f64378a34556ea4128c053.jpg

Chef Responsável - Fernando Souza Neto


Com mais de 30 anos de experiência na cozinha prática, estudioso e pesquisador da gastronomia, cursos com os Chefs Alain Poletto (Bistrot de Paris), Gioseppe Geruidino (Accademia Gastronomica), Antonella Scatigna (La Taverna del Duca), entre outros chefs de renome nacional e internacional.

Foi um dos chefs responsáveis pelo serviço de alimentação nos camarotes durante a copa do mundo de futebol da FIFA 2014 em Manaus recebendo treinamento e certificação pela FIFA.

Em 2008 criou o blog Reflexões e Receitas, então o primeiro blog sobre gastronomia do Amazonas onde tem publicadas aproximadamente 170 receitas, muitas de sua autoria.

Com formação acadêmica em administração de empresas e bacharel em direito, em 2013 fundou a Alquimia Arte Culinária.


2ac3e57c7f564951af985c02f8e7f449.jpg

Chef Instrutora e Nutricionista Responsável - Ana Cláudia Silva


Formação:


  • Curso Intensivo de Confeitaria Escola Diego Lozano São Paulo/SP – out, 2013.
  • Tecnóloga em Gastronomia – Centro Universitário Senac - Campos do Jordão/SP
  • Bacharel em Nutrição – UNIP – São José dos Campos e Faculdade Literatus – Manaus/Am


5f5108507f4a4336b274e040a2562a72.jpg

Chef Instrutor Paulo Grobe


Formado em Gastronomia pelo SENAC - Campos do Jordão, trabalhou como Cozinheiro Monitor do curso de Cozinheiro do Grande Hotel Senac por dois anos e também ministrou workshops na Faculdade.

16 anos de experiência como cozinheiro e chef de cozinha, sendo 9 anos na Europa, onde trabalhou com chefs renomados e em restaurantes com estrelas Michellin. No Brasil passou pelo restaurante DOM, de Alex Atala.